Todo mundo sonha ter um ano - novo com as contas sob controle. Para isso , é preciso um planejamento meticuloso, que já deve começar neste primeiro dia do ano. Como a maior parte dos fatos geradores de despesa se repete todos o s anos da mesma forma, é possível planejar previamente o orçamento para os 12 meses d ano, sem se esquecer de considerar os imprevistos.
O Fala Tudo, vai passar 12 dicas para sua finança para 2012.
1 - Reúna a família, inclusive as crianças, e converse sobre sonhos, desejos que queira realizar neste novo ano.
2 - Saiba quanto custa cada sonho. É preciso ter pelo menos ter três sonhos: de curto prazo, ate dez anos; e longo prazo, acima de dez anos. Defina quanto pretende guardar todo mês para cada um.
3 - É importante registrar que o dinheiro para realizar os sonhos quase sempre está dentro da própria casa. Segundo pesquisas, uma familia gasta em média de 20% à 30% do dinheiro em desperdícios e excessos, e isso nas despesas essenciais, como energia elétrica, até as despesas supérfluas.
4 - Também é preciso ter certeza para onde está indo cada centavo do dinheiro. Faça um diagnóstico financeiro, registrando tudo que se gasta por 30 dias e por tipo de despesas, inclusive os pequenos gastos com cafezinho, gorjetas etc.
5 - Pegue um agenda com os 12 meses de 2012 e comece a registrar todos eventos que irão acontecer, como aniversários e datas comemorativas como Dia das Mães, etc. Faça uma programação de quanto você pode gastar com presentes em cada evento.
6 - Também é preciso registrar na agenda as prestações que já foram contraídas mensalmente. Exemplo: se tiver dez prestações no cartão de credito, deverá registrar nos dez meses cada prestação. Isso também deverá registrar nos dez meses cada prestação. isso também deverá ser feito com os crediários parcelados para pagamento em 2012.
7 - Após registrar todos os compromissos e dívidas na agenda, é hora de também registrar o valor para os sonhos que precisa ser guardado mensalmente. Mesmo que o valor ainda não seja o ideal, para realizá-los é imprescindível que se registre
8 - Uma forma para realizar estes sonhos, pode ser investir entre 15 e 20% dos ganhos todos mês.
9 - O orçamento financeiro que constará na agenda mensalmente será o que se recebe de dinheiro líquido mensal, menos os valores dos sonhos, menos as dívidas já contraídas e o que sobrar deverá ser o dinheiro do padrão de vida ao qual a familia deverá se adequar.
10 - Caso o padrão de vida não seja adequado, será preciso conversar com os familiares e tomar decisões de reduções nas despesas do dia a dia.
11 - Primeiro, paga - se contas e depois, se sobrar, poderemos fazer algo que gostamos.
recomendo que primeiro guarde dinheiro para os desejos e sonhos da família. Aí sim, a deque os gastos à verdadeira realidade, evitando o desperdício.
12 - Tome consciência de que algumas facilidades de crédito não ajudam no orçamento. Cada vez que se usa, se endivida. reduza o limite do cartão de crédito para no máximo metade de seu ganho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário