O Fala Tudo direto ao assunto, pílula do dia seguinte não é abortiva e sim uma pílula de emergência que evita a gravidez por ter nela doze altíssima de hormônios. A pílula com seus hormônio impede que o óvulo fecundado grude na parede do útero e gere um bebê, antes que a gravidez ocorra. Caso o ovulo já tenha iniciado a gravidez, a pílula não tem efeito algum e não vai prejudicar o futuro bebê.
Como tomar? Existem dois tipos de pílulas. A pílula de 1 comprimido, que deve ser tomada em até 12 horar após a transa, e a de dois comprimido, que a primeira doze deve ser, tomada logo após a transa, e a segunda doze 12 horas após a transa.
“A margem de eficácia a pílula fica entre 94% e 97% (diante de mais de 99% no anticoncepcional de rotina) quando ela é tomada até 24 horas depois do sexo desprotegido, cai para 85% entre 24 e 48 horas após transar e para menos de 60% depois de 48 horas”
Faz mal? Sim. Esse pequeno comprimido tem muito hormônio dentro dele, o equivalente a dez pílulas anticoncepcionais normais! Por isso, tem efeitos colaterais bem chatos, como náuseas, dor de cabeça e mal-estar. Tome cuidado!
Pode usar sempre? Não! A pílula tem doses altas de progesterona (hormônio feminino) e se usada com frequência, perde a eficácia, além de desregular o ciclo menstrual (adeus, tabelinha!), deixar a pele oleosa e causar acne.
Se esquecer de tomar segunda doze? Caso isso aconteça, melhor do que tomar a segunda dose com muito atraso é repetir o processo inteiro, sabendo que a descarta hormonal vai provocar os efeito colaterais já mencionados.
Pílulas do dia seguinte tem proteção contro doença? A pílula não tem qualquer poder contra doenças sexualmente transmissíveis ou o HIV. Proteger contra HIV e melhor forma é a camisinha, por isso muito cuidado.
Onde comprar? Bom pode ser comprada com receita ou sem receita, e o farmacêutico pode dar orientação de como tomar, caso ainda tenha duvidas, o preço varia entre R$ 10 reais ate R$ 20 Reais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário