Acne.
O acne é um transtorno comum da pele que resulta na formação de espinhas ou de pequenas erupções. È a pilossebáceas de pele que causa a obstrução de seus poros e o aparecimento de diferentes lesões. É mais freqüentes lesões. È mais freqüente em jovens, mas pode apresentar-se em qualquer idade. Normalmente cômica na puberdade e pode prolongar-se por muitos anos. A maioria dos adolescentes pode apresentar algum grau de acne, que é provocado provavelmente por mudanças hormonais que estimulam as glândulas sebáceas.
Quais são as causas do ACNE?
Produção excessiva de sebo ou descamação anormal das células epiteliais foliculares. A secreção sebácea ou gordura da pele produzida pelas glândulas sebáceas nos folículos serve para lubrificar a pele. Se o conduto da glândula que chega até a pele está obstruído, o conduto da glândula que chega até a pele está obstruído, o resultado pode ser pequenas erupções da pele ou o acne. Alguns cosméticos estimulam o acne, especialmente se são muito oleosos. Os medicamentos para prevenir ataques epiléticos, as pílulas anticoncepcionais e os esteróides também podem aumentar o acne. Embora não se saiba bem a causa, acredita-se que essa condição se deve ao aumento de hormônios masculinos (andrógenos), que estimulam as glândulas sebáceas, e à presença de bactérias na pele.
O acne não é produzido por sujidade da pele, masturbação ou outras atividades, mas a falta de higiene e a gordura no rosto podem agravar a condição. Outros fatores que aumentam a possibilidade do acne são: exposição a situações climáticas extremas, estresse, pele gordurosa, transtornos endócrinos e alguns tumores.
O acne não é contagioso e parece haver uma tendência familiar em seu desenvolvimento, a qual pode persistir até os 30 anos e princípio dos 40.
O que se deve fazer:
A exposição ao sol em períodos curtos pode aliviar o acne. Não se recomenda, porém, a exposição excessiva à luz solar ou aos raios ultravioleta, porque aumentam os riscos de câncer da pele.
Deve-se limpar a pele suave e minuciosamente com água e sabonete neutro, removendo-se toda a sujidade ou maquiagem.
A pele deve ser lavada tão frequentemente quanto seja necessário, para controlar a gordura, especialmente depois de fazer exercícios.
O contato do cabelo com a pele pode ser um fator determinante de acne. Por isto recomenda-se lavá-lo com xampu sempre que possível e, se for necessário, recomenda-se usar um anticaspa.
Deve-se pentear o cabelo para trás para mantê-lo fora do rosto.
Deve-se evitar pressionar, coçar, escavar ou esfregar as lesões, já que isto pode aumentar o dano à pele. Deve-se lavar bem as mãos antes e depois de tratar as lesões, para reduzir a possibilidade de infecções.
Recomenda-se também identificar e evitar tudo o que possa piorar o acne. Ainda que não se saiba que alguma substância seja a causa, os fatores desencadeadores podem ser, entre outros: alimentos loções, maquiagens, etc. devem ser evitados os cosméticos ou cremes oleoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário