Pílula do dia seguinte


Pílula do dia seguinte.
Tem muitas garotas tomando a pílula do dia seguinte como fosse um método anticoncepcional. E, pior, sem orientação médica. Elas nem sabem que, mal usada, a formula oferece riscos. Muitas garotas temem mostrar a pílula anticoncepcional para os pais e assumir que já iniciaram a vida sexual. Sem falar nas garotas que, como não estão com namorado fixo, não querem tomar hormônio todo dia e acham que é um bom negócio recorrer á pílula apenas quando rola a transa. Doce ilusão: dois comprimidos equivalem a meia cartela de um anticoncepcional de baixa dosagem.
Verdade e Mitos;
·         A pílula do dia seguinte pode ser tomada até 72 horas depois da relação sexual
Verdade: depois do incidente você tem, no máximo, três dias para checar se estava no período fértil ou não, buscar orientação e adquirir a pílula. São dois comprimidos: um ser tomado de preferência nas primeiras 24 horas, quando sua eficácia é maior, seguido de outra dose após 12 horas.
·         A pílula funciona como um abortivo
Mito: ela age antes que a gravidez ocorra. Se a fecundação ainda não aconteceu, o medicamento vai dificultar o encontro do espermatozoide com o óvulo. Agora, se a fecundação já tiver ocorrido, irá provocar uma descamação do útero, impedindo a implantação do ovo fecundado. Caso o ovo já esteja implantado, ou seja, já tenha iniciado a gravidez, a pílula não tem efeito algum.
·         Preciso de receita médica para comprar a pílula.
Verdade: mais é possível adquiri-la nas farmácias sem prescrição. No entanto, mesmo que você dispense a receita, procurar por orientação antes é indispensável. Só um ginecologista poderá dar certeza de que o medicamento é indicado para o seu caso.
·         Ela pode causar efeitos colaterais
Verdade: o mais frequente deles é a alteração no ciclo menstrual e do tempo de ovulação. Em outras palavras, vai ficar impossível calcular seu período fértil e o dia da sua menstruação será  um verdadeiro enigma .  além disso, dor de cabeça, sensibilidade nos seios, náuseas e vômito ou diarreia nas duas primeiras horas após a ingestão, a dose deve ser repetida. Quem tem organismo sensível a medicamento e está tomando a pílula com indicação médica deve pedir a indicação de um remédio contra enjoos para tomar ao mesmo tempo. 

Veja mais.
Pilula dose unica 

Nenhum comentário: