Dez alimento para sua saúde, e antioxidante, ajudam a combater outros males no nosso corpo.
Cenoura
Contém vitamina A, benéfica para pele, cabelo e unhas. A falta desse nutriente pode causar ressecamento da pele e problemas de visão. Aconselha - se o consumo sem cozimento, a fim de preservar todas as propriedades da raiz.
Açaí
Contém 30 vezes mais antocianina ( substância que combate infecções) do que o vinho. E melhor consumir o fruto sem açúcar, pois é muito calórico.
Tomate
Semente de gergelim
Antioxidante potente e fonte de vitamina E, pode ser misturada nas saladas e carnes.
São fontes de vitamina C, importante para combater o envelhecimento das células e da pele. Dê preferência ao consumo da fruta, em vez da vitamina em capsúlas.
Mirtilo, cacau e uva
Fazem parte do grupo dos polifenóis. Além de antioxidantes, são anti-inflamatórios naturais
Castanhas, nozes e macadâmia
Pertencem ao grupo das oleaginosas, fontes de selênio, importante antioxidante. Não dever ser consumidas em excesso. Duas ou três castanhas, por exemplo, já contêm a quantidade necessária para o corpo. A falta ou o excesso delas na dieta podem alterar a função de tireoide.
Granola e linhaça
Estão no grupo de alimentos que contêm fibras. Elas ajudam a filtrar toxinas, mas devem ser consumidas moderadamente, pois podem atrapalhar a absorção de vitaminas e minerais.
Couve, brócolis, nabo e rabanete
Os chamados crucíferos devem ser consumidos crus ou ao vapor para ter os nutrientes preservados. Ajudam a combater alguns tipos de câncer.
O vilão e o mocinho
No nosso organismo, os radicais livres são produzidos pelas células, durante o processo de combustão por oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia. Os radicais livres podem danificar células sadias do nosso corpo, entretanto, o nosso organismo possui enzimas protectoras que reparam 99% dos danos causados pela oxidação, ou seja, nosso organismo consegue controlar o nível desses radicais produzidos através de nosso metabolismo.
Os processos metabólicos não são a única fonte de radicais livres. Fatores externos podem contribuir para o aumento da formação dessas moléculas. Entre esses fatores estão:
- Poluição ambiental;
- Raio-X e radiação ultravioleta;
- Radiação eletromagnética;
- Cigarro;
- Álcool;
- Resíduos de pesticidas;
- Substâncias presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, conservantes, hormônios)
- Estresse;
- Consumo de gorduras saturadas (frituras, etc);
- Consumo de gordura animal;
É importante destacar que uma boa alimentação, rica em verduras, legumes e frutas, é a melhor maneira de prevenir os malefícios dos radicais livres.
Uma parte do oxigênio que respiramos se transforma em radicais livres, portanto o próprio exercício físico é um importante gerador dessas moléculas. Deve ser lembrado que os radicais livres também têm um papel importante atuando no combate a inflamações, matando bactérias, e controlando o tônus dos músculos lisos.
Os antioxidantes protegem o organismo da ação danosa dos radicais livres.
O nosso corpo precisa também dos radicais livres, por isso a falta de radicais livres, causa danos no organismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário